X

15 Curiosidades Sobre o Pilates

O método de condicionamento físico e metal, criado por Joseph Pilates, ganha cada vez mais adeptos pelo mundo. Os exercícios ajudam a manter a mente e o corpo em equilíbrio e trazem inúmeros benefícios à saúde: ajudam a reduzir o estresse, melhoram a coordenação motora, proporcionam relaxamento e muito mais. Conheça algumas curiosidades sobre Pilates e inspire-se a conhecer essa atividade de pertinho:

1) Em meio a Primeira Guerra Mundial, o alemão Joseph Pilates trabalhava como enfermeiro num campo de concentração na Inglaterra. Utilizando molas, camas, cintos e lastros ele criou os protótipos dos aparelhos, usados atualmente, para fortalecer os enfermos deitados nos leitos.

2) Em 1918 quando a pandemia da do vírus influenza fez inúmeras vítimas pelo mundo, os adeptos do método criado por Joseph Pilates passaram ilesos, ninguém foi vítima da gripe espanhola.

3) Joseph Pilates disse que o método fez com que ele nunca se machucasse ou tomasse uma aspirina. Ele morreu com 87 anos, meses depois de inalar muita fumaça num incêndio, tentando salvar seus aparelhos. Ainda há controvérsias se sua morte foi decorrente deste incidente ou de outros fatores.

4) O criador do método foi uma criança de saúde frágil. Joseph teve raquitismo, bronquite, asma e febre reumática. Na adolescência ganhou um atlas de anatomia e de forma autodidata aprofundou seus conhecimentos no tema, se dedicando a estudar a prática de exercícios, para ter um corpo forte e saudável.

5) Joseph conheceu sua esposa num navio a caminho dos EUA. Ela que sofria de artrite foi curada de suas dores usando o método desenvolvido pelo homem que seria seu futuro marido.

6) O que conhecemos hoje como “Pilates” era chamado por seu criador de “contrologia” (Controlology), quer dizer, “controle do corpo pela mente”. De acordo com o método é a mente que deve controlar o corpo e não o contrário.

7) Foi através da dança que o Pilates ganhou notoriedade. Grandes bailarinos de Nova York que usaram o método o disseminaram mundo afora, fazendo sua fama.

8) O método foi criado por um homem para homens. Apenas os homens eram considerados aptos a praticar os exercícios físicos vigorosos. As mulheres passaram a praticar Pilates após sua popularização que teve início nos EUA.

9) Ao morrer o método de Joseph era conhecido praticamente entre bailarinos. Ele sempre sonhou com o dia que a palavra Pilates se popularizasse e uma vez disse: “Eu estou cinquenta anos antes do meu tempo”. Ele tinha razão, hoje seu método ganha cada dia mais adeptos.

10) Joseph Pilates criou inicialmente 34 exercícios de solo. Com a disseminação do método mundo afora seus fundamentos foram mesclados, por exemplo a Ioga, dando origem ao Iogalates e ao boxing, originando o piloxing. Hoje, já são mais de mil exercícios.

11) No método a qualidade dos exercícios é privilegiada em relação à quantidade. Sendo assim, iniciantes começam com séries curtas, mas poderosas. Prestando atenção a cada detalhe do corpo ao executar os movimentos.

12) Praticar Pilates melhora o sexo. Praticamente todos os exercícios têm movimentos que estimulam o assoalho pélvico, a musculatura envolta da região vaginal. Além disso o método ajuda a desenvolver a respiração e melhora o condicionamento físico, contribuindo para melhorar o desempenho na cama.

13) Ajuda a reduzir os sintomas da TPM. Como os exercícios trabalham a região pélvica ajudam a aliviar as cólicas. Além disso a prática do Pilates melhora a respiração e concentração, estimulando o sistema nervoso parassimpático que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando a sensação de bem-estar e deixando de lado a vontade de comer por impulso, típica da TPM.

14) O Pilates é democrático. Recomendado a partir dos 7 anos, pode ser praticado por sedentários, gestantes, idosos, pacientes com problemas na coluna, pacientes neurológicos… todos são bem-vindos.

15) Em Hollywood, Pilates é o grande astro, queridinho dos famosos. Entre as estrelas adeptas ao método estão Reese Witherspoon, Uma Thurman, Madonna, Megan Fox, Liv Tyler, Sandra Bullock, Cameron Diaz,Kate Winslet, entre outros.

Fonte: Movimente-se